Cattleya Loddigesii - Município de São Paulo



Cattleya loddigesii

Esta Cattleya loddigesii faz parte da história da cidade de São Paulo, ela é uma planta nativa da Zona Oeste do município.

Logo que meu pai chegou da extinta URSS em 1951, foi morar no bairro 
Alto da Lapa. 

Naquela época o Rio Pinheiros ainda tinha vida, e meu pai e seus amiguinhos pescavam nas imediações do rio, ainda em processo de retificação, trabalho esse que foi realizado entre 1937 a 1958.

Muita terra e árvores retiradas neste trabalho de retificação, foram jogadas nas nas lagoas que margeavam o antigo rio (terreno aonde hoje existe o Parque Villa Lobos era formado por muitas lagoas).

No meio do aterro, meu pai colhia as orquídeas que ainda lutavam pela vida... muitas delas (dizia o meu pai) estavam mergulhadas no meio ao lamaçal, algumas soterradas, outras dentro das lagoas...

Muitas Cattleyas labiata, loddigesii, Oncidium, Laelias, Miltonias entre outras, foram salvas por aquele menino que ainda mal falava o português...

A planta abaixo tem mais de 60 anos, é a história viva de uma São Paulo que a minha geração não conheceu...



Imagem de março / 2016

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *