Oncidium varicosum




Oncidium varicosum

  • ·         Origem: Brasil
  • ·         Dimensão da flor: 4 x 4 cm
  • ·         Haste floral: 70 cm
  • ·         Altura da planta: 15 cm
  • ·         Época de floração: Verão / Outono (geralmente páscoa)
  • ·         Duração da flor: 30 dias
  • ·         Sombreamento: 50%
  •       Temperatura: 10 a 35ºC
Oncidium varicosum é uma espécie de orquídeas do gênero Oncidium, também chamado de “Dama dançante” e “Chuva de ouro”, da subfamília Epidendroidaea da família das orquídeas.
O nome científico é proveniente do latim “Oncidium = inchaço” , “tubérculo”, “tumor” e varicosum = veias de varizes.
Esta espécie é originária do Brasil, Paraguai e norte da Argentina. Esta orquídea cresce sobre árvores. Área de clima úmido e montanha sob altitudes de 1200 a 1800 metros, mas na Serra do Mar e Primeiro Planaldo Paranaense é encontrada em diversas altitudes, devido ao clima propício ao desenvolvimento da espécie.
O Oncidium varicosum é uma orquídea epífita e ocasionalmente rupícola com pseudobulbos ovoides e achatados lateralmente de que saem apicalmente duas folas coriáceas estreitas oblongo linguladas, as basais curvadas ou pêndulas.
Em seu centro nascem duas hastes florais de pequenas e numerosas flores. Florescem na primavera e no outono no seu habitat. Possui ramo floral paniculado.
Flores em racemo médio de pequeno tamanho, de cor amarela com mancha marrom na parte superior do labelo. Apresentam forma aproximada de uma abelha e exalam um aroma característico de mel, atraindo estes insetos que atuam na fecundação da planta.

Cultivo:

Tem preferência de alta luminosidade ou com sombra moderada. Para cultivar, deve-se plantar em um tronco com base reta não muito larga, para que se possa manter em pé e planta a orquídea amarrada a um tutor orientado para leste.
Pode-se por no exterior como os Cymbidiums para estimular a floração. No inverno, manter o substrato seco com poucas regas. Fora do seu habitat elas podem também florir no verão.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *